segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Início da nova fase de desenvolvimento dos Módulos POEMA!

O desenvolvimento dos Módulos de Capacitação nos processos de planificação, orçamentação, execução, monitoria e avaliação - POEMA - do Sector da Educação em Moçambique avança a passos largos.

Alguns dos Módulos já estão em fase bastante adiantada de desenvolvimento. Outros ainda estão na fase de colecta de dados e de experiências muito concretas dos distritos para levar em consideração durante a elaboração do programa de capacitação.

Uma reunião de coordenação interna vai acontecer nesta semana em Maputo, nos dias 20 e 21, com a presença de representantes de todos os Módulos, para esclarecermos as últimas dúvidas sobre os conteúdos, fazermos uma monitoria do processo de desenvolvimento dos assuntos e da didáctica de aprendizagem, e também harmonizarmos o conjunto dos módulos, pois todos os assuntos são complementares.

Além desses pontos, o encontro também vai rever o calendário de desenvolvimento dos módulos e o processo de produção final de material de capacitação, uma vez que a prioridade de uso dos materiais será a auto-capacitação, conforme orientação do MEC.

Este será um grande desafio para a equipa de coordenação e produção, pois um material de auto-capacitação precisa ser criativo, muito claro e didáctico, e deve ser usado também no caso de capacitações presenciais.

O MEC está neste momento a terminar seu processo de planificação e orçamentação 2010, com muitos novos procedimentos na área POEMA. Esperamos que as equipas possam todas incorporar estes novos procedimentos e que os Módulos já possam ser usados pelos técnicos dos distritos a partir de Março ou Abril de 2010.

Veja todas as fotos deste blogue