domingo, 21 de fevereiro de 2010

Entrega dos Módulos de Capacitação Distrital em POEMA para a Revisão Técnica



Caras e caros colegas e amigos,

Como planificado, a equipa de coordenação entregou ao Ministério da Educação, no dia 5 de Fevereiro, a colecção completa dos Módulos de Capacitação Distrital em POEMA da Educação, chegados na manhã do mesmo dia por DHL de Portugal, onde vive a nossa assessora didáctica. Nossa já conhecida Zenete França trabalhou incansavelmente em Janeiro para reunir, editar e imprimir brochuras e CDs com os materiais desenvolvidos pela nossa equipa multi-institucional, e testados pelos técnicos distritais no IFAPA da Beira no início de Dezembro de 2009.

Estou orgulhosa de fazer parte desta equipa que, em tão pouco tempo e sempre sem atrasar as datas de entrega, conseguiu produzir materiais riquíssimos, cheios de informações e orientações para procedimentos descentralizados na área de POEMA na Educação.

AGORA, o trabalho está com os autores, mais uma vez, e com as instituições colaboradoras, sob o olhar atento e supervisor técnico do Ministério da Educação. Os materiais já foram distribuídos dentro do Ministério para os técnicos competentes nas respectivas áreas, para a revisão técnica final. Mais uma vez os autores receberam a versão completa do seu trabalho e ainda podem fazer melhorias e adaptações. Receberam também cópias o ISAP, os IFAPAS, o Programa de Descentralização da Cooperação Alemã que colabora com o MAE e MPD na harmonização POEMA nos diversos sectores dos distritos.

Comentários, revisões e alterações são bem-vindas até o fim do mês de Abril, quando então começaremos a preparação da versão final para publicação. Contamos também com a colaboração das equipas de equidade do género e de prevenção e mitigação do HIV para verificar os impactos destes aspectos nos Módulos de Capacitação.

Espera-se que os seguintes produtos sejam preparados até Outubro:

1 conjunto de instrumentos para ser usado pelas instituições que fazem capacitação presencial, tais como o ISAP, os IFAPAS, a UP, o próprio Ministério, etc. Este constará de um CD completo e uma brochura de apoio à facilitação, com instruções para a organização dos eventos, programas diários, exercícios e respostas dos exercícios, tudo preparado para uma boa qualidade no ensino dos conteúdos.

1 outro conjunto de brochuras com as sínteses dos conteúdos, como material de referência. Serão brochuras individuais sobre cada um dos temas, que poderão ser utilizadas tanto para consulta como para auto-aprendizado.

1 conjunto de materiais auto-instrucionais, constando de um CD auto-instrucional utilizando o programa eXe Learning, que também será complementado pelas brochuras dos conteúdos para a referência, apoio e consulta.

Neste momento, para obter cópias dos materiais para a revisão técnica e comentários, por favor diriga-se ao Secretário Executivo do Plano Estratégico Sr. João Assale, ou ao Chefe da Planificação da DIPLAC, Sr. André Utui. Comentários e revisões devem ser enviados para valeria.salles@gmail.com até dia 30 de Abril.

As capacitações deverão ser iniciadas sob orientação do Ministério da Educação ainda neste ano de 2010, mas as instituições de formação em Gestão Pública já poderão utilizar o material assim que for publicado.

Mais uma vez agradeço a todas as companheiras e companheiros que colocaram seu tempo e disposição nesse trabalho! Vejam na fotografia a colecção produzida até agora.



Com os meus melhores cumprimentos, Valéria

Veja todas as fotos deste blogue