terça-feira, 18 de maio de 2010

Harmonização interna dos Módulos de Capacitação em POEMA da Educação

Olá leitores do nosso blogue POEMA Educação Moçambique!

Nesta semana estão a contecer em Maputo as concertações para a formulação final dos Módulos de Capacitação Distrital em POEMA da Educação. Após os comentários técnicos recebidos do Ministério da Educação, um trabalho de harmonização de conceitos e procedimentos dentro de e entre todos os Módulos vai ter lugar. Isso necessita ainda algum consenso técnico, o que está em andamento.

Os últimos detalhes do projecto gráfico também estão em discussão, para avançarmos para a finalização. O calendário continua firme e sem mudanças!

Queremos lembrar a todos os leitores que POEMA não faz referência somente à capacitação. POEMA é a sigla que resume os principais processos que compõem o ciclo de gestão do sector público: planificação, orçamentação, execução, monitoria e avaliação. Assim, todos nós do sector e fora do sector temos algum papel a jogar. Isso porque na colaboração com o sector da educação, devemos alinhar os procedimentos da nossa organização ou departamento ou direcção nos 5 passos POEMA: utilizando os procedimentos do Governo, preconizados nos regulamentos existentes para todos os sectores, sem criar novos procedimentos, ou procedimentos paralelos no P-O-E-M-A.

Assim, todos podemos contribuir para fazer rimar bem o POEMA!

Continuaremos a fornecer notícias sobre o processo.

Visitem sempre o nosso blogue.

Até o próximo encontro.

sábado, 1 de maio de 2010

Começa a fase de produção!

Olá a todos!

Começa o mês de Maio com o 1o. de Maio, o Dia dos Trabalhadores. Nosso dia! Continuamos juntos a avançar com o desenvolvimento dos Módulos de Capacitação em POEMA Educação, para dar aos funcionários do sector, trabalhadores da Educação em Moçambique, materiais de capacitação e de auto-aprendizagem de qualidade e com conteúdos práticos, que os ajudem a melhor servir às comunidades.

O mês de Abril terminou e assim também o prazo para comentários, revisões, acréscimos e correções aos textos originais dos Módulos. Os autores e os técnicos do Ministério da Educação já se manifestaram, e nos próximos dias estaremos recebendo a compilação de um trabalho de equipa que a todos impressiona e que nos enche de orgulho. Quanta motivação de todos os colegas para melhorar mais e mais a qualidade dos Módulos produzidos!

Começa agora a fase da produção dos materiais. Maio ainda verá os textos finais serem aperfeiçoados de acordo com os comentários, procedimentos verificados, materiais de referência devidamente registados.

Está já na fase final o desenvolvimento do conceito gráfico, tanto para o material impresso quanto para o material eletrónico. O pacote completo dos materiais será composto de:
- 6 brochuras contendo os conteúdos, os exercícios (e suas respostas) e as orientações para os facilitadores, que as utilizarão quando os Módulos forem objecto de capacitações formais pelas instituiçòes vocacionadas, ou por técnicos que organizam formações em gestão da Educação.
- 1 CD contendo todo o material impresso em formato eletrónico, além de todas as apresentações em slides para serem utilizadas durante as capacitações. Todo o material de referência estará contido numa biblioteca em formato eletrónico.
- 1 CD auto-instrucional com todos os 6 Módulos, totalmente desenhado e programado em eXe Learning, contendo exercícios interactivos para os conteúdos, uma biblioteca de textos de referência, um glossário e auto-testes para os utentes do material.

A adaptação dos textos para o formato do projecto gráfico será feita durante os meses de Junho e Julho, quando começará também a revisão linguística pelo ISAP (Instituto Superior de Administração Pública). Agosto e Setembro estão reservados para os últimos ajustes sob a coordenação dos autores e técnicos do Ministério da Educação, enquanto Outubro é o mês em que o material será impresso e finalizado.

O Ministério da Educação deve proceder ao lançamento do material a partir do mês de Novembro, para uso já na execução e monitoria 2011 e na planificação e orçamentação 2012.

Bom trabalho a todos!

Na foto, tirada há menos de um ano, em 29 de Maio de 2009, no encerramento do encontro de preparação dos autores dos Módulos: a Directora de Administração e Finanças, Celeste Onions; o Director de Planificação e Cooperação, Manuel Rego; e o Representante da InWEnt em Moçambique, Felix Cossa.

Veja todas as fotos deste blogue