quinta-feira, 17 de junho de 2010

Começa o processo de edição final dos Módulos POEMA

Olá!
Uma breve notícia, para mantê-los bem informados. Os Módulos de Capacitação em POEMA Educação para os níveis descentralizados da administração estão em processo de edição final. É uma tarefa que envolve um grande trabalho de harmonização e uniformização. Isso porque cerca de 40 pessoas trabalharam nas diversas partes dos Módulos, escrevendo, investigando, desenhando instrumentos, revisando, comentando. Tudo isso agora está sendo reunido numa versão editada, pronta para ser impressa nos meses de Outubro e Novembro - se tudo correr bem, como tem sido até agora.

Nesse momento, é uma equipa pequena a trabalhar na edição. Estamos também preparando o processo para o lançamento do concurso público pelo Ministério da Educação para a publicação do material. Estamos também discutindo os últimos detalhes da divulgação e do uso dos Módulos no ano de 2011.

É um momento bastante importante, uma vez que o processo de planificação e orçamentação do MINED está a todo vapor! Enquanto o trabalho de elaborar propostas de plano e orçamento já foi feito nas bases - distritos e províncias - chega agora a fase da harmonização de todas as propostas num só PESOE do sector como um todo. Na próxima semana, em Maputo, realiza-se a Reunião Nacional de Planificação, onde se harmonizam as propostas para 2011.

Desejamos a todos os técnicos das províncias que viajam a Maputo uma boa estadia e um bom trabalho. E desejamos a todos os que participam na Reunião Nacional de Planificação muita inspiração para alinhar e harmonizar cada vez os elementos POEMA para dar boa rima à gestão!

terça-feira, 1 de junho de 2010

O uso de indicadores na gestão da Educação

Olá!

Gostaria de compartilhar com os leitores deste blogue o lançamento de uma publicação importante chamada "Inquérito de Indicadores Múltiplos 2008 - Sumário", lançado no fim de 2009 pelo Instituto Nacional de Estatísticas - INE, com apoio técnico e financeiro da Unicef.

O Inquérito levantou dados em cerca de 14.000 famílias espalhadas por todo o país, cobrindo com dados um universo de cerca de 64.000 pessoas! Mais da metade dos membros dos agregados familiares participantes no inquérito tinham menos de 18 anos, mostrando como Moçambique é, de facto, um país de gente jovem!

Na área da educação, o inquérito investigou os seguintes pontos:
- a frequência e a conclusão do ensino básico, segundo a declaração da família
- a transição para o ensino secundário, segundo a declaração da família
- o perfil destas crianças, em termos de idade, riqueza, orfandade, sexo, nível de escolaridade da mãe, e região de residência (rural x urbano, província).

Os inquéritos familiares deste tipo realizados por institutos estatísticos complementam de maneira importante o uso dos Sistemas de Informação para a Gestão da Educação (SIGE). No caso do Ministério da Educação em Moçambique, o Sistema de Informação utilizado chama-se EducStat, e contém todos os dados levantados pelo Ministério através dos levantamentos escolares de 3 de Março e pelo Levantamento do Aproveitamento, realizado no fim de cada ano.

As informações contidas no EducStat e no Inquérito de Indicadores Múltiplos são diferentes, como em todos os países. Isso por várias razões:
- enquanto os levantamentos feitos pelo Ministério são realizados simultaneamente e em datas semelhantes, os inquéritos familiares precisam de mais tempo para serem realizados e investigam às vezes a situação escolar em datas diferentes
- os inquéritos utilizam as declarações dos inquiridos enquanto o EducStat utiliza informação prestada pelas escolas, compiladas pelos distritos e pelas províncias, e ajustadas no sistema como um todo ao nível nacional.

A gestão da educação com base na monitoria do sistema deveria levar em conta uma gama ampla de dados sobre o sector. Dados bem tratados e visualizados de uma forma atraente tornam-se informação importante para os gestores tomarem decisões.

O Módulo de Monitoria em POEMA da Educação vai tratar um pouco desse assunto, apoiando o distrito a tomar decisões com base nos dados de que dispõe.

Para uma amostra (infelizmente em Inglês) de como dados estatísticos podem ser extremamente atraentes, visitem um dos meus websites favoritos, da organização Gap Minder. O objectivo desta organização é democratizar o acesso à informação gerada pelos institutos de investigação, transformando as tabelas cheias de números em gráficos interactivos e atraentes. Visite o portal desta organização clicando aqui.

Ah, pode-se também entender um pouco mais sobre o que são estes inquéritos de indicadores múltiplos visitando o site da Unicef sobre isso: clique aqui. E visite também o portal do INE em Moçambique, clicando aqui para ver as estatísticas disponíveis sobre a educação no país.

Continue visitando este blogue para mais informações interessantes sobre assuntos relacionados a POEMA da Educação em Moçambique.

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