segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Os próximos passos dos módulos POEMA

Olá a todos!

O fim do ano se aproxima e é hora de descansar um pouco, depois deste ano de muito trabalho para todos os envolvidos no desenvolvimento dos módulos de capacitação POEMA Educação. Foi um grande trabalho em equipa, e esperamos que 2011 seja um ano também de muitas realizações para POEMA!

Algums ideias que já estão consolidadas para 2011 são:
  • O desenvolvimento de mais três módulos de capacitação, sobre gestão de arquivos e documentos, execução do orçamento e procurement.
  • A adaptação dos quatro módulos já lançados para o formato auto-instrucional, em CDs, incluindo uma capacitação em Excel, no pacote MSOffice, para que os técnicos nos distritos possam aproveitar imediatamente dos conteúdos desenvolvidos.
  • A formação de formadores, a serem certificados pelo MINED com um selo de qualidade para dar formações.
  • Apresentações técnicas regionais e provinciais dos módulos POEMA.
  • A monitoria das capacitações, de forma a desenvolver um controle de qualidade da formação dos recursos humanos utilizando os materiais desenvolvidos.
  • Uso dos módulos em capacitações distritais já planificadas no PdA 2011.

Os módulos (livros e CD) podem ser solicitados através do email L_modulos_poema@mined.gov.mz ou podem ser baixados aqui neste blog na coluna à sua direita, no formato *.pdf.

Não se esqueça de enviar suas críticas, sugestões, correcções e relatórios de uso dos materiais, para alimentar o sistema de monitoria e assim melhorar a qualidade dos materiais ainda mais.

Aproveitamos para publicar mais algumas fotos do lançamento dos módulos de capacitação POEMA Educação no dia 8 de Dezembro:


Ao lado, o Secretário Executivo do Plano Estratégico da Educação João Assale e o técnico em Património, Manuel Gomes.









Os homens da planificação trocam ideias: André Utui, Josef Ising, Helder Santos e Alberto Sitoe.







Sua Excia o Ministro da Educação, Zeferino Martin, com Adla Barreto, da Cooperação Alemã em Manica, à esquerda, e Valéria Salles, coordenadora do desenvolvimento dos módulos POEMA, à direita.



Janete Machava faz a apresentação dos módulos de capacitação POEMA Educação aos convidados presentes ao evento de 8 de Dezembro.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Módulos POEMA - fotos do lançamento

Olá!

Já se vai uma semana do lançamento dos módulos de capacitação POEMA Educação!

Veja algumas fotos da cerimónia:

O Director de Planificação e Cooperação, Manuel Rego, apresentou os módulos de capacitação POEMA Educação ao público presente, explicando a sua inserção nos esforços do MINED para harmonizar os procedimentos de gestão no sector da Educação, no contexto da descentralização crescente de recursos no país.


Na foto acima, o Ministro da Educação Zeferino Martins, o Embaixador da Alemanha Ulrich Gloeckner, e o Director de Planificação e Cooperação, Manuel Rego, assistem à apresentação dos módulos feitos pela técnica do MINED, Janete Machava.



À direita, a equipa da Cooperação Alemã aguarda o início da cerimónia de lançamento - a Cooperação Alemã deu apoiou institucional e financeiro para o desenvolvimento, produção e publicação dos módulos POEMA. No início de 2011, o MINED vai publicar mais 2.000 cópias de cada um dos módulos para fazer chegar o material a todos os distritos do país, em número suficiente para os gestores.

No dia seguinte ao lançamento, 9 de Dezembro, foi feita no MINED uma apresentação técnica dos 4 módulos de capacitação POEMA Educação para instituições encarregadas de capacitação e assistência técnica, além de outras pessoas interessadas. Foi um dia bastante interessante, com os utentes a mergulhar pela primeira vez na metodologia e conteúdos dos quatro temas relevantes para a gestão do sector.

No dia 10, foi feita uma capacitação aos autores para que adaptem os conteúdos dos módulos para o formato auto-instrucional. Todos foram orientados para realizarem o desenho instrucional seguindo a metodologia adoptada até agora. A versão auto-instrucional dos 4 módulos será produzida entre Janeiro e Junho de 2011, em CD-ROM, assim facilitando a logística de distribuição dos materiais para os mais longínquos distritos do país. No próximo post, vamos apresentar os autores dos módulos, que estarão a desenvolver as versões auto-instrucionais em 2011.

Uma equipa de monitoria do uso dos módulos já foi formada no MINED e tem o endereço L_modulos_poema@mined.gov.mz. Qualquer comentário, sugestão, ou pedido de explicação pode ser encaminhado para este endereço, que também receberá pedidos de envio de materiais.

Em 2011, serão desenvolvidos mais módulos POEMA Educação. Aguarde mais notícias!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Lançamento dos módulos POEMA: obrigada a todos pela presença

E chegou finalmente o dia do lançamento dos módulos de capacitação POEMA da Educação. Em cerimónia presidida por Sua Excia o Ministro da Educação Zeferino Martins, e com a preseça do Embaixador da Alemanha, Sr. Gloeckner, e de convidados das mais diversas instituiçõoes ligadas à Educação no país, foram apresentados os módulos e suas formas de utilização.

Para descarregar os 4 módulos em formato electrónico pdf, clique nos seguintes links:

Módulo de Planificação e Orçamentação

Planificação e Orçamentação de Recursos Humanos

Gestão de Património

Monitoria e Avaliação

Aguarde mais notícias e fotografias da cerimónia de lançamento.

Veja todas as fotos deste blogue