domingo, 1 de maio de 2011

O trabalhador POEMA

Hoje é o Dia Internacional do Trabalhador.

A celebração deste dia nos remete ao ano de 1886 em Chicago nos Estados Unidos, quando trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Um confronto com a polícia resultou em vários mortos e a data ficou para a história. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos na busca por melhorias na vida dos trabalhadores, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida em Paris em 20 de junho de 1889, criou o Dia Internacional do Trabalhador, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Trabalhadores do Sector da Educação

A capacitação e o desenvolvimento dos funcionários públicos é uma obrigação do Governo. O Ministério da Educação toma a sério esta tarefa e através do desenvolvimento dos Módulos de Capacitação POEMA aposta no desenvolvimento do nível descentralizado da gestão do Sector.

A capacitação do pessoal não-docente do Sector da Educação é responsabilidade da Direcção e Departamentos de Recursos Humanos. A Direcção de Recursos Humanos do Ministério da Educação - MINED - já iniciou o processo de monitoria da qualidade das formações por que passam os quadros do Ministérios, tomando as capacitações POEMA como modelo.

Notícias de Manica

As capacitações POEMA já se iniciaram, em diversas frentes, desde que o Ministro da Educação Zeferino Martins lançou os Módulos em Maputo, em Dezembro de 2010. Os técnicos distritais da província de Manica, por exemplo, já receberam capacitação no Módulo de Recursos Humanos, tendo como formadores os técnicos que haviam participado na testagem do material POEMA em Novembro de 2009, além de técnicos da DPEC, que fazem supervisão.

Foram formadas equipas para cada um dos 4 módulos já lançados, com 3 elementos cada, sendo 2 técnicos que participaram da testagem e um técnico da DPEC. Além de terem se especializado nos conteúdos dos Módulos, estas equipas receberam uma capacitação em técnicas de facilitação, organizada pelo Programa Pró-Educação da Cooperação Alemã. Segundo a DPEC Manica, o Módulo de RH foi muito bem acolhido pelos técnicos distritais. Estão previstas ainda outras capacitações para os próximos meses: Monitoria e Avaliação em Junho; Gestão do Património em Agosto e Planificação e Orçamentação em Setembro.

Formação de Formadores

Outro evento importante foi a formação de 11 técnicos para serem formadores dos Módulos POEMA. Este evento foi uma colaboração entre os Institutos de Formação em Administração Pública e Autárquica - IFAPAs, sob a liderança do IFAPA da Beira, através do seu director Jorge Nicols; a Direcção de Planificação e Cooperação - DIPLAC - do Ministério da Educação; e o Programa Pró-Educação, da Cooperação Alemã, sob a liderança do assessor Helder Santos e sua equipa. Com a duração de 2 semanas, formadores dos IFAPAs, técnicos da DPEC Sofala e técnicos de dois distritos daquela província revisaram os conteúdos de todos os 4 Módulos POEMA já lançados, além de terem praticado a facilitação das sessões e dos exercícios numa situação simulada de capacitação. Este evento vai se repetir no mês de Maio para incluir mais técnicos.

Lançamento Provincial

Depois do sucesso do lançamento dos Módulos POEMA pelo Ministro da Educação Zeferino Martins em Dezembro em Maputo, chegou a vez dos Módulos serem lançados também para os funcionários nas províncias. Assim, no dia 8 de Abril, foram apresentados os 4 Módulos a Chefes de Departamentos de Planificação, de Finanças e de Recursos Humanos de todas as Direcções Provinciais de Educação e Cultura do país. Este evento aconteceu no Encontro Inter-provincial de Educação, que este ano se realizou na cidade de Quelimane, capital da Zambézia.

Estiveram presentes neste encontro, além dos técnicos já mencionados, representantes das Direcções Provinciais do Plano e Finanças, técnicos nacionais do Ministério da Educação, do Ministério do Plano e Desenvolvimento, do Ministério das Finanças e do Ministério da Cultura, além de Directores Nacionais e representantes de 3 distritos da Zambézia.

Na oportunidade, foi apresentada para os técnicos a base de dados dos Recursos Humanos, que consta do Módulo do mesmo nome. A apresentação, feita pelo especialista em gestão Hélder Monteiro e pela especialista em informática Ana Alécia Lyman, revelou a premente necessidade de uma capacitação de todos os técnicos em matérias básicas de gestão e, neste caso específico, de melhorar a capacidade de se operar a ferramenta Microsoft Excel.

Os 4 Módulos foram apresentados por Janete Machava do MINED, que deu o tom para as palavras do Director de Planificação e Cooperação, Manuel Rego, que ressaltou a urgente necessidade de os técnicos utilizarem os Módulos como instrumento de auto-capacitação, de supervisão e de referência no trabalho de gestão do sector.

Nota

Uma notícia muito triste que nos surpreendeu nos últimos dias foi o falecimento, no dia 28 de Abril, do nosso colega Mikael Asen, com quem trabalhamos desde o primeiro momento de desenvolvimento dos Módulos. Que Mikael descanse em paz. Ele nos vai fazer muita falta.

Veja todas as fotos deste blogue