segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Álbum de fotos da Formação de Formadores POEMA em Setembro 2011

Para ver as fotos da Formação de Formadores POEMA, que teve lugar nos dias 20 a 23 de Setembro, clique na fotografia abaixo..


Formação de Formadores POEMA

Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Descentralizada da Educação

É Outubro! O ano passou muito rápido. O Ministério da Educação tem muita história para contar neste ano de 2011, sobre o processo de desenvolvimento de capacidades em gestão descentralizada da Educação no país. E já começamos a planificar as acções de capacitação a entrar no Programa de Actividades - PdA - 2012!

Breve recapitulação

De Janeiro a Maio, cerca de 90 técnicos de 33 distritos receberam uma formação completa nos 4 módulos POEMA já publicados. Estes eventos de capacitação foram organizados por equipas provinciais e distritais (DPECs e SDEJTs), com assistência técnica da Cooperação Alemã (GIZ).

O MINED publicou mais 2.000 exemplares de cada um dos módulos POEMA, e realizou a distribuição para todas as províncias. Pelo menos quatro províncias enviaram notícias de que estão a utilizar os módulos em suas capacitações e supervisões regulares. As demais províncias estão a ser orientadas pela Direcção de Recursos Humanos do MINED sobre o procedimento a ser adoptado para a utilização do material. Esta orientação foi dada em visitas de capacitação e supervisão realizadas ao longo do ano, e estão a ser reforçadas no Encontro Nacional de Recursos Humanos, que tem lugar de amanhã até o dia 14 de Outubro.

Em Maio, foram capacitados cerca de 30 técnicos dos IFAPAs (Instituto de Formação na Administração Pública e Autárquica) do Norte, Centro e Sul, numa cooperação entre o IFAPA Beira e a GIZ.

Entre Maio e Junho, várias províncias promoveram o lançamento dos Módulos POEMA através dos seus Directores Provinciais de Educação, distribuindo os Módulos para técnicos distritais, Secretários Permanentes, e outros sectores do Governo.

Em Julho, a Direcção de Recursos Humanos do MINED capacitou internamente a sua equipa para utilizar o Módulo de Recursos Humanos nas supervisões no terreno.

Em Julho, o Ministério das Obras Públicas e Habitação (MOPH) entrou em acordo formal com o Ministério da Educação para utilizar o conceito didáctico e o formato gráfico dos Módulos POEMA nas suas publicações. O MOPH está a desenvolver dois módulos POEMA a serem publicados em 2012: "Gestão de Empreitadas" e "Gestão de Infra-Estruturas".

Últimas notícias

Em Setembro, teve lugar a primeira fase da Formação de Formadores POEMA. Com a participação de 31 pessoas seleccionadas entre 80 que se inscreveram, a formação abordou na sua primeira fase o Módulo de Recursos Humanos. A formação foi um sucesso.


O evento foi aberto pela Directora de Recursos Humanos do MINED, Celeste Onions, e contou com a presença da Directora Adjunta de Recursos Humanos, Celeste Massute, e do Director de Planificação e Cooperação, Manuel Rego, além do Representante dos Parceiros da Educação, Gert Flaig.

O encerramento da semana de formação foi liderado pela Inspectora Geral do MINED, Quitéria Mabote, que discursou sobre a importância de optimizar o grande potencial do capital humano do sector da Educação nos níveis descentralizados da gestão. O encerramento contou também com a presença da Directora de Recursos Humanos, Celeste Onions, da Directora da Administração e Finanças Rosa Chissaque, do Director Manuel Rego e de Gert Flaig. Veja foto abaixo.


O grupo de participantes voltará para mais uma fase da Formação de Formadores na última semana de Novembro. Muitos já declararam estar a utilizar os conhecimentos e práticas adquiridos nos seus locais de trabalho, especialmente a sistematização das informações dos funcionários do Estado numa base de dados organizadas e informatizada. Esta tem sido uma prioridade na área dos Recursos Humanos, uma vez que a responsabilidade pela gestão dos recursos humanos foi transferida para os distritos já em 2010.


Mais notícias, logo mais!

Para se comunicar com a equipa POEMA use o endereço L_modulos_poema@mined.gov.mz

Veja todas as fotos deste blogue