segunda-feira, 19 de março de 2012

O MINED tem agora à sua disposição uma equipa qualificada de formadores POEMA

Estamos mais uma vez de volta para compartilhar as novidades sobre o processo de capacitação em POEMA (planificação, orçamentação, execução, monitoria e avaliação) do sector da Educação.


Nos dias 20 a 24 de Fevereiro, aconteceu a última fase da Formação de Formadores POEMA! Parabéns a todos os participantes que estiveram presentes em cerca de 120 horas de capacitação nos conteúdos dos Módulos POEMA, além de cerca de 12 horas de capacitação em Excel e 8 horas de capacitação em técnicas de facilitação.


A primeira Formação de Formadores POEMA teve lugar nos meses de Setembro e Novembro de 2011 e Fevereiro de 2012. Muita emoção marcou o encerramento da terceira e última semana da capacitação em Fevereiro. O encerramento e a entrega de certificados contaram com a presença de S. Excia. a Secretária Permanente do Ministério da Educação Maria de Fátima Zacarias, da Senhora Directora de Recursos Humanos do MINED, Celeste Onions, e da Directora do Instituto de Formação na Administração Pública e Autárquica (IFAPA) de Maputo, Joana Marques. A representante dos formandos, Artimisa Gonzaga, emocionou a todos com seu discurso, exprimindo o compromisso de toda a turma em assumir a filosofia POEMA como forma de trabalho na função pública.


A filosofia POEMA privilegia o diálogo interdepartamental e intersectorial, e busca a harmonização de processos e o alinhamento de instrumentos de gestão, tanto dentro do sector - nos níveis de governação distrital, provincial e central -, como no nível territorial.


Os formadores POEMA serão facilitadores em suas províncias e distritos, em nome do MINED, mas também trabalharão em cooperação com os IFAPAs, que têm a atribuição de implementar o SIFAP - Sistema de Formação na Administração Pública.


Muitas outras actividades se seguirão a esta formação. Aguarde mais notícias aqui, no seu blog POEMA. Cadastre-se na coluna ao lado, para receber notícias actualizadas. Escreva para nós e conte a sua experiência com POEMA: L_modulos_poema@mined.gov.mz


Estude os Módulos POEMA, e adopte esta postura de diálogo e cooperação no seu local de trabalho.


Juntos, vamos fazer uma educação de qualidade!


Veja abaixo todas as fotos da última fase da Formação de Formadores POEMA:

POEMA Formação de Formadores Fevereiro de 2012

Veja todas as fotos deste blogue