segunda-feira, 28 de maio de 2012

Testagem dos módulos POEMA auto-instrucionais em Julho

Olá!
A equipa POEMA está nos últimos passos da produção do DVD auto-instrucional POEMA, que será testado nos distritos e passará por uma revisão técnica pelo Ministério da Educação no mês de Julho próximo.


Enquanto o Ministério da Educação utiliza os módulos publicados em livros em seus eventos de capacitação e supervisão em POEMA, um instrumento de apoio directo ao funcionário do sector ainda não existia.


O DVD auto-instrucional tem o objectivo de alcançar cada um dos gestores da Educação que trabalham nos níveis descentralizados da administração em Moçambique.


Além disso, é uma resposta do MINED à grande rotatividade de técnicos nos distritos, pois é também uma introdução aos principais aspectos da gestão do sistema para funcionários que são colocados em postos da administração.


O sector da Educação nos distritos "perde" muitos dos seus funcionários para outros sectores e mesmo para as Secretarias Distritais. Com os módulos auto-instrucionais POEMA, mesmo a "perda" de funcionários é também uma contribuição do sector da Educação à melhoria dos quadros do Governo como um todo, pois garantem a re-capacitação permanente dos quadros (infelizmente sem poder repor a experiência dos quadros que saem!).


Os módulos auto-instrucionais são baseados no método CAV-Ciclo de Aprendizagem Vivencial, com base em metodologias de educação de adultos à distância. Foram programados numa linguagem electrónica de uso aberto e gratuito chamada eXeLearning.
Para aceder a uma pequena amostra (ainda inacabada) do que serão os módulos, clique aqui para ver um esboço da Sessão 5 do módulo de Gestão do património. Siga as instruções para visualizar a sessão:
  • descompresse o arquivo zip
  • salve os elementos no disco do seu computador numa pasta nova
  • clique em "index" para abrir a sessão.
Os temas dos módulos no DVD auto-instrucional POEMA são:
  • Planificação e orçamentação
  • Gestão do património
  • Recursos humanos (com foco na sua orçamentação)
  • Monitoria e avaliação
  • Habilidades informáticas
Ainda há vários elementos que devem ser programados para integrar os módulos. Um deles é a transição de páginas que em vez de "próximo" indicará "avançar". No entanto, esta amostra já permite ter uma ideia geral da abordagem da auto-aprendizagem nos módulos POEMA.


Testagem


Os módulos serão testados por técnicos distritais e provinciais no mês de Julho, com o apoio da Cooperação Alemã. Serão também avaliados tecnicamente pelos técnicos do Ministério da Educação e do Ministério do Plano e Desenvolvimento.


Se estiver interessado em ser um dos testadores dos módulos POEMA (é preciso preencher um questionário durante a revisão), escreva-nos: L_modulos_poema@mined.gov.mz
Se precisar de cópias dos módulos POEMA para a sua instituição, escreva para: Janete.Machava-at-mined.gov.mz.


Aguarde mais notícias da equipa POEMA!

Veja todas as fotos deste blogue