sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Gestores de Recursos Humanos do sector da Saúde adoptam Metodologia POEMA para suas capacitações

O Ministério da Saúde, MISAU, adoptou a metodologia de capacitação POEMA para a melhoria da capacidade de seus quadros gestores de recursos humanos, e vem realizando Formação de Formadores e de seus quadros regulares desde o ano passado. A adopção da metodogia por este ministério é mais um indicador da eficácia da abordagem POEMA, desenvolvida pelo MINED para a capacitação dos seus gestores, especialmente os do nível descentralizado.
A metodologia POEMA baseia-se no CAV -  Ciclo de Aprendizagem Vivencial, e considera um evento de capacitação como um momento único de oportunidade de aprendizagem em três níveis: o de conhecer, o saber fazer, e o de motivar-se para a mudança de comportamento. As capacitações POEMA trabalham com os participantes nestes três domínios. No final de um evento de capacitação POEMA, o participante terá mais conhecimento sobre o assunto tratado, terá feito exercícios práticos para aplicar os conhecimentos em situações reais de trabalho, e através de técnicas diversas de facilitação, junto com os colegas, desenvolverá afinidades emocionais com as suas novas habilidades, expandindo a sua motivação para aplicar no trabalho o que aprendeu. Cada um dos participantes desenvolve no final de cada uma das formações um plano de trabalho para aplicar as competências adquiridas na formação.
Formação de Formadores no Sector da Saúde
No MISAU, existem formadores-de-formadores e cerca de 50 formadores POEMA em Gestão de Rotinas de Recursos Humanos, que já compartilharam os seus conhecimentos e práticas com 500 técnicos em 90 distritos do país. Segundo os responsáveis da Direcção de Recursos Humanos do MISAU, a formação POEMA em DRH é sempre bem recebida, especialmente a capacitação no banco de dados electrónico (SIP), pois através daquele instrumento é possível identificar as pessoas elegíveis para cada Acto Administrativo, melhorando a preparação do orçamento e da gestão dos quadros. A previsão dos actos administrativos é compilada numa tabela intermediária, que é depois ligada a planilhas para o cálculo automático do impacto salarial, que é depois interligada a outras planilhas de cálculo das demais despesas com pessoal.
Em uma das sessões práticas, os técnicos de RH da Saúde adequaram as metas originais definidas no Plano Económico e Social do Governo - PES - em função da alocação orçamental recebida, tudo numa base electrónica, muito mais precisa, rápida e prática. O grande desafio até agora tem sido a pouca habilidade dos técncos no programa de planilhas Excel.
Técnicos aprendem a trabalhar com planilhas de cálculo para poder melhor gerir o Banco de Dados dos Recursos Humanos
No mês de Outubro, aconteceu em Nampula o 2o Encontro Técnico dos Chefes de RH das 11 Províncias e 3 Hospitais Centrais, que focalizou entre outros assuntos o progresso na melhoria da gestão dos actos administrativos dos recursos humanos. Uma equipa do MISAU participará, agora em Novembro, no 3o Fórum Global para Gestão de RH em Saúde em Recife, no Brasil.

Veja todas as fotos deste blogue