domingo, 7 de junho de 2009

educação e cultura

Quando o MINED se transformou em MEC em 2005, anexaram-se os ministérios da Educação, da Cultura e do Ensino Superior (que também tinha a denominação de Ciência e Tecnologia).
Um conceito amplo de educação inclui as influências que se iniciam com o nascimento e duram ao longo de toda a vida. Um conceito com tal amplitude coloca à gestão da educação a tarefa de constituir sistemas educacionais que não se resumem a redes escolares, mas que articulam as escolas a um alargado espectro de agentes educativos.
Desloca-se o ensino da posição central para colocar em seu lugar a aprendizagem. Não se trata de um mero jogo de palavras, mas da admissão de que a aprendizagem é plural e que não decorre linearmente das atividades de ensino. Podemos perceber esse enfoque ao notar que se costuma chamar as redes escolares de "sistemas de ensino"e não "sistemas de aprendizagem". Uma expressão utilizada abundantemente nos meios pedagógicos é “processo de ensino-aprendizagem” (com o hífen), que deixa supor uma relação direta e exclusiva de causa e efeito entre esses dois termos.
Este conceito de aprendizagem derruba a crença de que a simples oferta de escolarização deva ser a meta das políticas educacionais. Uma suposição desse tipo despreza a necessidade da aprendizagem do enfrentamento de problemas de sobrevivência, tais como a saúde, habitação, alimentação, transporte, equilíbrio emocional no convívio familiar, desenvolvimento de talentos e capacidades, desfrute do jogo e da brincadeira, bem como os problemas da participação no desenvolvimento das comunidades e da nação.
Assim, a gestão da educação não é apenas a gestão das unidades escolares. Ela inclui a promoção da cultura, o envolvimento dos pais, a motivação e a formação dos professores, a visão conjunta dos técnicos sobre os objectivos a serem atingidos, uma educação superior voltada para as necessidades de desenvolvimento social.
Várias experiências em gestão da educação podem ser encontrada na Internet. Um portal que se pode recomendar é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Uma série de iniciativas de melhoria da gestão dão inspiração e nos motivam a continuar no nosso trabalho em POEMA.


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