segunda-feira, 19 de outubro de 2009

2010

Olá a todos!

Na próxima semana, os Moçambicanos vão às eleições mais uma vez. Portanto, em 2010 teremos um novo Governo. Qual a implicação disso para a melhoria do sistema POEMA do sector da educação?

A optimização dos procedimentos de gestão da educação parece que continuará a passos largos nos próximos anos, com o progresso da descentralização de responsabilidades para os distritos que são, afinal, não só o pólo de desenvolvimento do país, mas onde a população está mais próxima dos governantes, sendo assim capaz de participar activamente, numa atitude cidadà para o desenvolvimento.

A criação dos Módulos de Capacitação em POEMA da educação para o nível distrital só vem confirmar este compromisso do Ministério da Educação e Cultura com o aprimoramento dos seus processos de gestão e com a qualidade dos seus quadros.

O desenvolvimento dos Módulos POEMA está sendo um rico processo de documentação do conhecimento tácito sobre o ciclo de gestão da educação, harmonizando, uniformizanndo, ordenando diretivas, instrumentos e regulamentos, de forma a oferecer aos gestores um conjunto de informação que os apóie a alcançar os objectivos da educação em Moçambique: o acesso universal ao ensino básico de qualidade, reduzindo as disparidades regional, de género e de idades, trazendo a todos a oportunidade de educação. Cidadãos educados são a maior riqueza que um país pode ter!

A pilotagem dos Módulos vai acontecer na cidade da Beira entre 23 de Novembro e 9 de Dezembro. Temos mais uma instituição parceira nesta caminhada: a delegação da Beira do IFAPA, Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica. Benvindos a esta equipa motivada e empenhada em contribuir para a qualidade da gestão da educação em Moçambique.

Veja todas as fotos deste blogue