terça-feira, 20 de agosto de 2013

Capacitação dos gestores da administração descentralizada: Nhamatanda conta a história

Para o Governo Moçambicano, investir na qualidade dos seus quadros é grande prioridade, para poder prestar um serviço de qualidade à população. Um dos aspectos preocupantes para funcionários, pais e alunos do sistema é o estado dos infra-estruturas escolares. A boa gestão do património do Estado é fundamental para que os recursos, que são limitados, sejam bem utilizados, e que a manutenção comece a ser uma prioridade para evitar as grandes despesas de reabilitação.
Neste contexto, quadros da administração descentralizada da Educação continuam a ser capactados através do módulo POEMA Gestão do Património, que tem como foco o registo e controle dos bens, e os aspectos da sua manutenção.
Elisa Benjamim
Notícias recentes nos chegam de Nhamatanda, em Sofala, onde se realizou de 23 a 25 do mês de Julho uma capacitação em Gestão do Património do Estado que contou com a participação de 18 técnicos do património, dos quais 13 representando cada um dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia e 5 provenientes dos Institutos de Formação de Professores de Inhaminga e Inhamízua, do Instituto de Formação para a Educação Aberta e à Distância da Beira, do Instituto Industrial e Comercial da Beira e da  Escola Industrial e Comercial da Beira.
Comprovando a importância do evento para a boa gestão do património na Província, o evento contou com a presença da Chefe da  Repartição do Património na Direcção Provincial de Educação e Cultura de Sofala, Elisa Benjamim.
A facilitação do seminário esteve a cargo do facilitador POEMA – certificado pelo MINED e já com grande experiência na condução deste tipo de eventos –  Armando Leio Macaza, em cooperação com o técnico do património na Direcção Provincial de Educação e Cultura de Sofala, Edgar Fabião.
Leio Macaza
Edgar Fabião


A sessão de abertura do seminário foi presidida pelo Chefe da Repartição de Administração e Planificação do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Nhamatanda, que ressaltou a melhor gestão do património no papel de atrair mais crianças e retê-las dentro do sistema escolar, o que não seria possível com as infra-estruturas escolares degradadas e sem equipamento adequado.


 Através de uma metodologia activida e participativa, os quadros gestores enfrentaram através de exercícios simulados situações reais do seu trabalho, aprendendo assim a resolver problemas e apresentar soluções, especialmente aquelas relacionadas à manutenção dos bens, mesmo com orçamentos muito limitados.


Os participantes avaliaram a consecução dos objetivos da capacitação como “excelente”, expressando o seu sentimento de que estão aptos para disseminar e implementar as orientações nos seus sectores de trabalho, em busca da eficiência na administração pública.
Parte do método de aprendizagem, os participantes compartilharam entre si o seu sentimento em relação à importância que essa aprendizagem tem na sua carreira profissional, sobretudo como técnicos do património nos Seviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia.


O encerramento do evento foi honrado com a presença do Sr. Director do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Nhamatanda, Rafael Marehwa Nyangani, que vincou a necessidade de se manter o património do Estado em perfeitas condições e assegurar que ele sirva para mais gerações. O director agradeceu também o apoio técnico e financeiro da GIZ (Cooperação Alemã) para a realização da capacitação.

Para celebrar o sucesso, uma foto do grupo!


COMPARTILHE CONOSCO! A sua província ou distrito está a realizar capacitações POEMA? Envie-nos as informações e as fotos para a publicação no nosso blog.

L_modulos_poema@mined.gov.mz

Veja todas as fotos deste blogue