Com o objectivo de harmonizar os processos e
alinhar os instrumentos no ciclo de gestão da Educação em Moçambique, o
Ministério da Educação (MINED), através da sua Direcção de Recursos Humanos,
tem promovido diversas acções de formação dos seus quadros. A estratégia é
lograr uma coerência interna na gestão da Educação para que a população tenha
acesso a uma educação relevante e de qualidade.
Neste âmbito, de 19 a 23 de Agosto de 2013, teve
lugar mais uma acção de formação em POEMA, no Distrito de Gorongosa, abrangendo
os módulos de Planificação e Orçamentação e de Gestão do Património.
Participaram neste seminário 46 técnicos do
sector da Educação, sendo 39 de nível distrital, 6 de nível provincial e o
Chefe do Departamento de Planificação da DPEC de Sofala.
Para quem ainda não sabe, o Distrito de
Gorongosa está localizado na região Centro-Ocidental da Província de Sofala,
limitando-se a norte com o Distrito de Maringue, e a Sul com o Distrito de Nhamatanda, tendo como
limite natural o rio Púngue. O distrito limita-se a a Este com os Distritos de
Cheringoma e Muanza, ao longo do rio Urema, e a Oeste com os Distritos de
Gondola e Macossa, na Província de Manica.
Na abertura do seminário, o senhor
Administrador do Distrito, Paulo Madjacunene, tranquilizou os participantes sobre
o movimento de militares no distrito, explicando a sua presença para garantir a
ordem, segurança e tranquilidade públicas. A região tem sido alvo de alguma
tensão, uma vez que é no povoado de Sadjunjira onde está a residir o líder da Renamo.
O Administrador Paulo Madjacunene enfatizou
que a planificação e a monitoria são processos vitais para se assegurar a eficiência
na gestão pública, afirmando que um volume crescente de recursos têm sido
transferido para os distritos, causando uma necessidade urgente de se criar as
competências para o uso eficaz desses recursos, para alcançar os resultados
desejados de desenvolvimento económico e social.
Além dos aspectos da planificação e orçamentação,
o senhor Administrador convocou os presentes para a boa gestão do património
nas instituições públicas, o que constitui ainda um grande desafio por ser uma área
ainda recente de trabalho sistemático nos distritos do país. Ele apelou também
para o uso racional do Apoio Directo às Escolas (ADE), que também deveria
contribuir para a manutenção dos bens patrimoniais do serviço da Educação,
assegurando-se assim que os bens públicos possam ser usados por mais tempo e por mais gerações.
A facilitação das sessões de capacitação estiveram
a cargo dos formadores POEMA Hibraimo Sualé Molocué, Chefe do Departamento de
Recursos Humanos na Direcção Provincial de Educação e Cultura de Sofala e
Armando Leio Macaza, Chefe de Secretaria da Escola Primária Completa Acordos de
Lusaka, na Localidade Administrativa de Lamego, Distrito de Nhamatanda.
Armando Leio Macaza |
Hibraimo Sualé Molocué |
A capacitação concentrou-se em dois temas: a Planificação e Orçamentação e a Gestão do Património. Da avaliação feita pelos participantes, obtiveram-se os seguintes resultados:
O facilitador Sualé ressaltou que, além de
saber que os objectivos dos módulos foram alcançados, ele “têm um sentimento de
missão cumprida, esperando que as competências básicas construídas nesta
capacitação sejam mobilizadas no dia-a-dia dos técnicos no seu sector de
trabalho, visando melhorar o seu desempenho para o alcance das metas do nível
micro e macro do sector da educação”. O facillitador Leio Macaza completou
dizendo que “as avaliações feitas nos mostram que os conteúdos corresponderam
às expectativas dos participantes, enquanto os exercícios permitiram antecipar
os desafios que se vão encontrar no terreno”.
Os participantes estiveram empenhados activamente nos grupos de trabalho e nas sessões plenárias, onde se discutiam os temas e as respostas dos exercícios realizados.
Os grupos de trabalho foram muito úteis para que os participantes pudessem partilhar as suas experiências, com os mais veteranos do sector a subsidiar as discussões com a retrospectiva histórica dos assuntos discutidos, o que muito ajudou os demais participantes a encontrar os fundamentos para certas decisões durante as simulações.
“O sucesso das decisões depende de vós, os técnicos, que devem analisar o ambiente e ajudar os dirigentes que não estão directamente ligados a isso para encontrar soluções certas, justas e éticas”. |