domingo, 9 de setembro de 2012

Báruè: formadores POEMA facilitam módulos em Planificação, Orçamentação e Gestão do Património

Olá!


Várias capacitações POEMA estão a ser implementadas no país, para técnicos distritais e provinciais do sector da Educação. Agradecemos à equipa de formadores Alsénia Jamal, Artur Verniz, Paulo Mawire e Zaroi Magaia, de Manica. É muito bom receber notícias e fotos dos eventos de formação. Vejam só o que estes formadores nos contam sobre o evento POEMA, realizado nos dias 20 a 24 de Agosto último, na vila de Catandica, distrito de Báruè.


Formadores que participaram da Formação de Formadores promovida pelo Ministério da Educação e GIZ em 2011/2012 tomaram a iniciativa de promover .....
uma capacitação para técnicos distritais em Manica, utilizando os módulos POEMA Planificação e Orçamentação  e Gestão do Património.

Participaram 36 técnicos dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia da província de Manica: lideranças distritais nas áreas de Recursos Humanos, Administração e Finanças, e de Planificação. A abertura e o encerramento do seminário contaram com a presença do Secretário Permanente de Báruè e do Director Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia.

Planificação e Orçamentação

Seguindo a metodologia utilizada na abordagem POEMA, no primeiro dia foram desenvolvidas 3 sessões do módulo de Planificação e Orçamentação. A avaliação do dia realçou os seguintes pontos:
  • A conciliação dos objectivos definidos nas vertentes territorial (distrito e província) e sectorial (Educação) do governo é um constante desafio para os SDEJT;
  • A elaboração dos programas anuais de actividades (PdA) da Educação nos distritos deve levar em conta as expectativas e contribuições das ZIP e escolas do distrito;
  • É preciso divulgar a abordagem FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) para todos os técnicos distritais, pois esta constitui um instrumento muito prático de apoio ao processo de planificação e orçamentação das actividades.

No segundo dia foram desenvolvidas as sessões 4 a 6 do mesmo módulo. Veja a avaliação pelos participantes:
  • É preciso que os técnicos distritais pratiquem com frequência a transposição de indicadores nacionais e provinciais para a realidade do distrito, a fim de melhorar a planificação;
  • A falsificação de dados nos levantamentos estatísticos precisa de ser evitada;
  • Os SDEJT precisam de receber as metas nacionais do MINED e as metas provinciais das DPECs para os principais indicadores do sector da Educação, a fim de fazerem a respectiva transposição e projecção para o distrito.

No terceiro dia foram desenvolvidas as sessões 7 a 9, ainda no tema da Planificação e Orçamentação. A avaliação mostra que:
  • Há dificuldades de se conciliar o objectivo de ter uma turma por  professor com os limites orçamentais actuais, reforçando a necessidade de horas extras e de de 2º turnos para cobrir as necessidades dos alunos;
  • Declarar todas receitas próprias arrecadadas ainda é um objectivo a ser alcançado.

 Gestão do Património

No quarto dia foram desenvolvidas as sessões 1 a 4 do módulo Gestão do Património. Veja a avaliação:
  • Os SDEJT´s sentiram-se reforçados com o material disponibilizado na biblioteca do módulo, pois não conheciam a legislação que diz respeito à gestão do património;
  • Com o estudo do módulo, fica claro que para a inventariação dos bens que não possuem facturas e recibos deve-se formar uma comissão de avaliação de preços. 

No quinto dia foram desenvolvidas as sessões 5 a 8 do mesmo módulo, cujo debate levou às seguintes constatações e conclusões:
  • O exercício da sessão 7 despertou a atenção dos participantes para o facto de que com poucos recursos financeiros pode-se fazer grande parte da manutenção dos bens;
  • Verificou-se a necessidade de incluir os procedimentos do “abate” nos seminários sobre a gestão do património.

A capacitação foi apoiada pelo Pro-Educação GIZ, que assessora a DPEC na província de Manica. Dada a interdependência dos módulos POEMA, os participantes solicitaram ser capacitados nos conteúdos dos demais módulos, Recursos Humanos e Monitoria e Avaliação.

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