Várias capacitações POEMA estão a ser implementadas no país, para técnicos distritais e provinciais do sector da Educação. Agradecemos à equipa de formadores Alsénia Jamal, Artur Verniz, Paulo Mawire e Zaroi Magaia, de Manica. É muito bom receber notícias e fotos dos eventos de formação. Vejam só o que estes formadores nos contam sobre o evento POEMA, realizado nos dias 20 a 24 de Agosto último, na vila de Catandica, distrito de Báruè.
Formadores que participaram da Formação de Formadores promovida pelo
Ministério da Educação e GIZ em 2011/2012 tomaram a iniciativa de promover .....
uma capacitação para técnicos distritais em Manica, utilizando os módulos POEMA Planificação e Orçamentação e Gestão do Património.
uma capacitação para técnicos distritais em Manica, utilizando os módulos POEMA Planificação e Orçamentação e Gestão do Património.
Participaram 36 técnicos dos Serviços Distritais de Educação, Juventude
e Tecnologia da província de Manica: lideranças distritais nas áreas de
Recursos Humanos, Administração e Finanças, e de Planificação. A abertura e o
encerramento do seminário contaram com a presença do Secretário Permanente de
Báruè e do Director Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia.
Planificação e Orçamentação
Seguindo a metodologia utilizada na abordagem POEMA, no primeiro dia
foram desenvolvidas 3 sessões do módulo de Planificação e Orçamentação. A
avaliação do dia realçou os seguintes pontos:
- A conciliação dos objectivos definidos nas vertentes territorial (distrito e província) e sectorial (Educação) do governo é um constante desafio para os SDEJT;
- A elaboração dos programas anuais de actividades (PdA) da Educação nos distritos deve levar em conta as expectativas e contribuições das ZIP e escolas do distrito;
- É preciso divulgar a abordagem FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) para todos os técnicos distritais, pois esta constitui um instrumento muito prático de apoio ao processo de planificação e orçamentação das actividades.
No segundo dia foram desenvolvidas as sessões 4 a 6 do mesmo módulo.
Veja a avaliação pelos participantes:
- É preciso que os técnicos distritais pratiquem com frequência a transposição de indicadores nacionais e provinciais para a realidade do distrito, a fim de melhorar a planificação;
- A falsificação de dados nos levantamentos estatísticos precisa de ser evitada;
- Os SDEJT precisam de receber as metas nacionais do MINED e as metas provinciais das DPECs para os principais indicadores do sector da Educação, a fim de fazerem a respectiva transposição e projecção para o distrito.
No terceiro dia foram desenvolvidas as sessões 7 a 9, ainda no
tema da Planificação e Orçamentação. A avaliação mostra que:
- Há dificuldades de se conciliar o objectivo de ter uma turma por professor com os limites orçamentais actuais, reforçando a necessidade de horas extras e de de 2º turnos para cobrir as necessidades dos alunos;
- Declarar todas receitas próprias arrecadadas ainda é um objectivo a ser alcançado.
Gestão do Património
No quarto dia foram desenvolvidas as sessões 1 a 4 do módulo Gestão
do Património. Veja a avaliação:
- Os SDEJT´s sentiram-se reforçados com o material disponibilizado na biblioteca do módulo, pois não conheciam a legislação que diz respeito à gestão do património;
- Com o estudo do módulo, fica claro que para a inventariação dos bens que não possuem facturas e recibos deve-se formar uma comissão de avaliação de preços.
No quinto dia foram desenvolvidas as sessões 5 a 8 do mesmo módulo, cujo
debate levou às seguintes constatações e conclusões:
- O exercício da sessão 7 despertou a atenção dos participantes para o facto de que com poucos recursos financeiros pode-se fazer grande parte da manutenção dos bens;
- Verificou-se a necessidade de incluir os procedimentos do “abate” nos seminários sobre a gestão do património.
A capacitação foi apoiada pelo Pro-Educação GIZ, que assessora a DPEC na província de Manica. Dada a interdependência dos módulos POEMA, os participantes
solicitaram ser capacitados nos conteúdos dos demais módulos, Recursos
Humanos e Monitoria e Avaliação.