terça-feira, 18 de setembro de 2012

Capacitação POEMA em Ribáuè, Nampula

Notícias do norte do país!

Promovida pelo MINED e facilitada pelos facilitadores Zaroi Magaia e Emanuel Impissa, teve lugar em Ribáuè, na província de Nampula, a formação de 66 gestores da Educação (63 distritais e 3 provinciais) nos módulos POEMA Planificação e Orçamentação  e Gestão do Património, nos dias 10 a 14 de Setembro últimos.

A presença maciça das autoridades locais demonstra .....
o interesse pelo evento. Para a abertura estiveram:
Anabela Cidália Munarapa, Chefe do Departamento de Recursos Humanos na DPEC-Nampula;
José Óscar Boaventura Chichava, Director Adjunto Provincial, em representaçao da Directora Provincial de Educaçao e Cultura de Nampula;

De Ribauè:
Administrador Distrital Juma Taratibo;
Directora do SDEJT Esménia Maria de Jesus Cortez;
Chefe da RAP, Armando António;
Chefe dos RH, Ernesto Selemane;
Chefe do DAF, Sérgio Cambuile;
Chefe da Planificação, Anselmo Castigo;
Técnico de Planificação, Júlio Assueiro.

Veja a foto do grupo (infelizmente, ainda são muito poucas as gestoras no país!):

O MINED, através da Direcção de Recursos Humanos, através dos facilitadores capacitados na Formação de Formadores POEMA em 2011 e 2012, continua a promover os encontros de capacitação de gestores para melhorar a administração descentralizada da Educação no país.

Vejam alguns dos comentários dos participantes:

Nas planificações feitas pelos SDEJT não tem sido usada a abordagem FOFA, uma técnica que permite fazer o diagnóstico da instituição em termos de Forças e Oportunidades. Uma experiência que merece ser usada nas próximas ocasiões!

Ficou a ideia de que há a necessidade de eliminar a divergência de dados entre as repartições dos SDEJT, particularmente no que tange aos efectivos, quer dos alunos, assim como dos funcionários e agentes de Estado. Os técnicos ligados a estas áreas limitam-se apenas em compilar e enviar os dados à DPEC, sem o prévio estudo dos números compilados.

A transposição dos indicadores nacionais e provinciais para uma representação distrital precisa de ser praticada pelos técnicos dos SDEJT, o que poderá dissipar de certa forma as dificuldades existentes no terreno em usar indicadores para a planificação.

Uma questão de fundo foi o cálculo das necessidades de contratação de novos docentes, assim como o cálculo de horas extras. As conclusões foram: o número de docentes a contratar para cada SDEJT tem sido definido arbitrariamente. Por causa das limitações orçamentais, recorre-se exageradamente à atribuição de horas extras, sobrecarregando o orçamento da província. Por outro lado, alguns docentes chegam a não saber quantas horas extras têm, facilitando o oportunismo de alguns responsáveis das escolas para benefícios individuais e duvidosos. Este ainda é um grande desafio, que se deve levar a cabo, para eliminar a questão das duas turmas no EP1 e das horas extras. 

No que tange ao módulo de Gestão do Património, foi interessante o manuseio do Classificador Geral do Património do Estado. Antes da formação, era difícil a justificação das despesas realizadas com a manutenção, pelo facto de não se saber identificar o CED (Classificador Económico das Despesas).

A distinção entre os bens de domínio público e os de domínio privado foi bem recebida pois os participantes foram unânimes em dizer que o assunto foi uma novidade.

Sua equipa também tem sido envolvida em capacitações POEMA?

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