segunda-feira, 1 de outubro de 2012

4 anos de POEMA

Olá a todos!

O ano de 2008 foi um ano importante na história da harmonização dos processos de planificação, orçamentação, execução, monitoria e avaliação no sector da Educação em Moçambique.

Em Março, um grande encontro inter-provincial em Songo, na província de Tete, reuniu pela primeira vez técnicos de todas as províncias, das áreas de planificação, finanças e de recursos humanos, além de todos os Directores Provinciais, Directores Nacionais das três áreas acima mencionadas, representantes dos ministérios das Finanças, do Plano e Desenvolvimento, e representantes dos parceiros internacionais do sector da Educação.

Durante 5 dias, discutiu-se.....
a necessidade de harmonizar os procedimentos de planificação e execução da educação, além de alinhar melhor os procedimentos centrais com os descentralizados. Discutiu-se também a relação entre os diferentes instrumentos, tais como o Plano Estratégico da Educação - PEE, um plano no nível "táctico" (que hoje é o Plano Operacional do PEE), e o plano no nível operacional que é o Programa de Actividades (PdA), que espelha o Plano Económico e Social (PES) do Governo como um todo.

Este encontro deu origem às reuniões que agora se realizam anualmente e se denominam encontros inter-provinciais POEMA. Estas reuniões ultrapassam a tradição de separar estas 3 áreas da gestão do sistema e propicia o trabalho integrado e mais harmonizado.

Em Outubro de 2008, num encontro de harmonização de procedimentos entre técnicos provinciais, surgiu, no exercício de um mapa-mental, esta palavra POEMA, que tão bem representa o alinhamento de processos e de procedimentos.

Parabéns a todos os que se engajaram neste esforço nestes últimos anos. O sistema de gestão do sector da Educação está cada vez melhor, apesar dos muitos desafios que ainda existem, tais como a exiguidade de recursos humanos e materiais nos níveis descentralizados, a alta rotatividade dos quadros nos distritos, e a não especialização dos quadros gestores em "gestão da educação", como disciplina.

Estamos a avançar. Parabéns a POEMA pelos seus 4 anos!

Veja todas as fotos deste blogue