quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Como desenvolver um módulo POEMA

Com o sucesso do modelo pedagógico dos módulos POEMA de capacitação em gestão descentralizada, cresceu a demanda por uma nova formação em "Como desenvolver um módulo POEMA". Ou seja, como utilizar a abordagem pedagógica no desenvolvimento de novos módulos, com outros temas. A primeira formação deste tipo teve lugar em Maio de 2009.

Quatro instituições reuniram esforços e recursos para promover a capacitação: o Ministério da Educação, o programa GIZ Pro-Educação, o programa GIZ Descentralização, e o Programa Nacional de Planificação e Finanças Descentralizadas.

Foram seleccionados 26 participantes entre os candidatos, vindos das áreas da planificação, das finanças, das estatísticas, dos recursos humanos, das instituições de formação, do desenvolvimento curricular, entre outros. O Ministério da Função Pública.....
também participou, e está agora empenhado em desenvolver um módulo em torno do tema da qualidade das capacitações que realiza o sector público.
Durante 4 dias, os participantes cumpriram um programa intenso, que incluiu a discussão não só do conceito POEMA de gestão e a prática das técnicas pedagógicas utilizadas nos módulos de capacitação, mas também os critérios de sucesso institucional para que os materiais de formação desenvolvidos não durmam nas gavetas depois de produzidos.

Os participantes seleccionaram temas do seu interesse, e dividiram-se em grupos para iniciar a planificação de novos módulos POEMA. Os temas escolhidos para os novos módulos POEMA são:
Qualidade das capacitações no sector público;
A planificação e a orçamentação pelo Governo Distrital;
A execução de despesas com bens e serviços no nível distrital;
O pagamento de salários;
A gestão das receitas distritais;
O uso das estatísticas pelos tomadores de decisão;
A gestão da escola.

Os facilitadores do evento foram Valéria Salles, actualmente editora dos módulos POEMA e especialista em facilitação, e Jean-Paul Vermeulen, autor e coordenador de vários títulos de módulos POEMA relacionados à área das obras públicas.
Os participantes utilizaram os módulos POEMA já publicados pelo Ministério da Educação (MINED) como modelo para desenvolver os seus próprios temas.
O método de aprendizagem utilizado na Formação de Autores é o mesmo que se utiliza nos módulos POEMA: o Ciclo de Aprendizagem Vivencial.

O próximo passo será criar um Conselho Editorial que envolverá as principais instituições que estão a desenvolver módulos POEMA, para que possa garantir a qualidade de todos os materiais a serem desenvolvidos e publicados.

Em Abril de 2013, os grupos temáticos voltarão a se encontrar para harmonizar as abordagens entre os diferentes módulos POEMA, garantindo assim coerência e consistência entre os diferentes volumes da série de publicações.

Desejamos bom trabalho a todos os autores e coordenadores!

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