segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012

Em 2012, POEMA consolidou-se como sinónimo de diálogo, gestão integrada, alinhamento de instrumentos e introdução de padrões de qualidade nas capacitações para a criação de competência em gestão.

Leia aqui a retrospectiva do ano de 2012 para compreender o momento em que estamos no processo de harmonização POEMA...

Formadores qualificados para garantir a qualidade das capacitações

Em Fevereiro, cerca de 30 formadores POEMA foram qualificados para utilizar técnicas de capacitação de adultos orientadas para a criação de competências em gestão descentralizada, nos seguintes temas:
  • Planificação integrada com orçamentação
  • Planificação e orçamentação de Recursos Humanos
  • Banco de dados de Recursos Humanos
  • Gestão e manutenção do património público
  • Monitoria e avaliação no sector da Educação

Estes formadores estão a servir às suas instituições no desenvolvimento de capacidades, mas estão também a prestar serviços de capacitação em outras instituições seleccionadas pela Direcção de Recursos Humanos do Ministério da Educação (DRH/MINED), além de serem pessoas de referência no assunto POEMA quando há troca de experiências, optimizando estas actividades como elementos de aprendizagem mútua.

Formações

A DRH/MINED está a desenvolver um sistema de monitoria para acompanhar as capacitações em gestão que estão a ser realizadas. Em 2013, a DRH/MINED espera trabalhar em maior proximidade com os departamentos de Recursos Humanos provinciais para que estes possam coordenar maior número de capacitações, assim multiplicando as oportunidades para os técnicos gestores do sector da Educação no nível descentralizado.

Fundos para formações

Os fundos de supervisão provincial e distrital, descentralizados a partir do MINED, são a principal fonte de financiamento à disposição da administração descentralizada da Educação para eventos de capacitação e desenvolvimento dos quadros técnicos. Além deste fundo, as DPECs podem propor a orçamentação de actividades conjuntas entre si ou em colaboração com o MINED.

Exemplos de actividades de capacitação facilitadas pelos formadores POEMA

NAMPULA

Promovida pelo MINED e facilitada pelos facilitadores Zaroi Magaia e Emanuel Impissa, teve lugar em Ribáuè, na província de Nampula, a formação de 66 gestores da Educação (63 distritais e 3 provinciais) nos módulos POEMA Planificação e Orçamentação  e Gestão do Património, em Setembro.
O evento contou com a presença do Administrador Distrital, Juma Taratibo, do Director Adjunto Provincial de Educação, José Óscar Boaventura Chichava, e da Chefe do Departamento de Recursos Humanos na DPEC-Nampula, Anabela Cidália Munarapa, entre outras autoridades.

MANICA

A equipa de formadores POEMA Alsénia Jamal, Artur Verniz, Paulo Mawire e Zaroi Magaia promoveram uma capacitação para técnicos distritais em Manica, utilizando os módulos POEMA Planificação e Orçamentação e Gestão do Património. O evento teve lugar na vila de Catandica, distrito de Báruè, em Agosto.
36 técnicos dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia da província de Manica participaram: lideranças distritais nas áreas de Recursos Humanos, Administração e Finanças, e de Planificação. A abertura e o encerramento do seminário contaram com a presença do Secretário Permanente de Báruè e do Director Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia.

ZAMBÉZIA E SOFALA

O formador Armando Leio Macaza, muito activo em POEMA, e estudante do curso de pós-graduação da Universidade de Witwatersrand em Planificação e Finanças da Educação, fez para este blog um resumo das actividades em que esteve envolvido:
  • Os chefes e técnicos das repartições de Recursos Humanos dos Servicos Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT) de todos os distritos das províncias de  Zambézia e Sofala receberam capacitação para a optimização da planificação e orçamentação dos recursos humanos, além de iniciarem a organização dos seus banco de dados. Por outro lado, técnicos de todas as repartições dos SDEJT receberam a formação utilizando o módulo POEMA que enfoca a integração dos processos de planificação e orçamentação descentralizadas.
  • A inovação e praticidade introduzidas pelo banco de dados dos recursos humanos motivaram o serviço de assessoria do colega Armando Leio para replicar a tecnologia também para outros serviços distritais e a Secretaria Distrital no Distrito de Nhamatanda, em Sofala. Agora todo o distrito possui o seu banco de dados dos recursos humanos, para além dos bancos específicos dos sectores da educação e também da saúde, mulher e acção social.

INHAMBANE

Os formadores Acácio Dionísio João, Mário Pereira, Arnaldo Xavier Bzanze e Artimisa Gonzaga Bambo promoveram várias capacitações em Inhambane, com foco na Planificação e Orçamentação de Recursos Humanos, destinadas a gestores de recursos humanos e financeiros dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia.
Os formadores João Francisco Uache e Arnaldo Xavier Bzanze facilitaram a capacitação de 28 gestores distritais em rotinas de gestão financeira, baseadas no módulo de Planificação e Orçamentação e em outros instrumentos de apoio. Esta capacitação contou com o envolvimento de técnicos de gestão financeira e o jurista da DPEC. Foi realizada ainda uma capacitação de 28 técnicos distritais em estatísticas educacionais.
Uma equipa formada pelos formadores POEMA Artimisa Gonzaga e Acácio Dionísio e pelos técnicos da DPEP ligados à base de dados de recursos humanos (Eduardo Ofice e Félix Bambo), prestou apoio a todos os SDEJTs da província no preenchimento e uso da base de dados de recursos humanos. Neste momento, todos os SDEJTs de Inhambane possuem o banco de dados operacional. 
No decurso da supervisão dos exames da 2ª época, a equipa POEMA realizou um levantamento das necessidades de formação nas Escolas Secundárias Gerais e Técnicas Profissionais, como complemento ao levantamento já feito ao nível dos SDEJTs, com vista à elaboração do plano de capacitações para 2013. 

MAPUTO

No MINED, a formadora Teodora Cassamo utiliza os módulos POEMA como instrumento de apoio aos pontos focais que trabalham na área da saúde escolar e prevenção e mitigação do HIV / SIDA. Teodora utilizou, por exemplo, a análise FOFA, apresentada no módulo de Planificação e Orçamentação, para apoiar os pontos focais a fazerem um diagnóstico da situação, como ponto de partida para a planificação 2013.
Os chefes de Secretaria da Cidade e da Província de Maputo também tiveram a oportunidade de participar em formações POEMA, facilitadas pelos colegas do Instituto de Formação Pública e Autárquica (IFAPA), Maputo. O foco da formação foi na planificação, orçamentação e banco de dados dos Recursos Humanos, e foi promovida pela DRH/MINED.
Os módulos POEMA estão também a ser utilizados pelo IFAPA Maputo nos seus cursos modulares para funcionários públicos. Duas formações tiveram lugar em 2012, utilizando os módulos POEMA: uma em Monitoria e Avaliação e outra sobre a planificação, orçamentação e o banco de dados dos recursos humanos, com a carga horária de 30 horas cada.

Promoção do diálogo interdepartamental

Outras formações, assessoria e desenvolvimento de banco de dados tiveram lugar por todo o país. A avaliação mais comum entre os participantes é a percepção de que os módulos POEMA promovem - na prática - o diálogo e a integração dos técnicos para que façam uma gestão integrada, em que o plano fale com o orçamento, a implementação e a monitoria sejam baseadas no plano e orçamento, e que a avaliação leve em conta os dados da monitoria como uma boa base para a planificação do ciclo seguinte.

Novos elementos de diálogo

O Ministério da Educação adoptou há alguns anos uma nova forma de fazer gestão. Quebrando a tradição de que cada direcção nacional fizesse a “sua” reunião nacional, o MINED adoptou POEMA como um princípio de integração de procedimentos e alinhamento de instrumentos, principalmente entre os subsectores da planificação, orçamentação e gestão de recursos humanos, tanto dentro do MINED quanto em coordenação com os ministérios da Planificação e Desenvolvimento e das Finanças. Todos os anos, realiza-se o encontro POEMA, por volta do fim do mês de Março, quando técnicos nacionais, provinciais e alguns distritais compartilham a discutem as principais questões de gestão do sector, de uma maneira integrada e não fragmentada.

POEMinha

Em 2012, mais uma novidade foi introduzida. Baptizada pelo Director de Planificação e Cooperação do MINED, Manuel Rego, de POEMinha, uma reunião preparatória ao encontro nacional POEMA teve lugar na província de Inhambane, e reuniu 4 direcções provinciais de educação e cultura, que assim puderam aprofundar alguns aspectos críticos das questões a serem tratadas no encontro POEMA. As províncias que fizeram POEMinha em 2012 foram Gaza, Inhambane, Manica e Sofala.
Na reunião nacional, o Director Manuel Rego elogiou a iniciativa e motivou outras provincias a realizarem reuniões regionais preparatórias.

POEMA no Plano Estratégico da Educação (PEE), 2012-2016

A aprovação do novo Plano Estratégico da Educação pelo Conselho de Ministros marcou o ano de 2012. Segundo o plano, “mais de metade do orçamento será descentralizado para os distritos que têm uma importante responsabilidade na implementação do plano. Isto requererá uma atenção particular ao desenvolvimento institucional e dos recursos humanos ao nível dos distritos, particularmente nos processos de Planificação, Orçamentação, Execução, Monitoria e Avaliação (POEMA).” (PEE, p.7)
Veja um resumo do ciclo de gestão POEMA:

No seu programa Desenvolvimento Administrativo e Institucional, o PEE propõe que seja criado um “sistema administrativo para a gestão do Sistema Educativo, com maior eficácia e eficiência”. Explica ainda que gestão do sector “integra-se no ciclo nacional de planificação, orçamentação, execução, monitoria e avaliação (POEMA). O desenvolvimento, nesta área, integra-se nas reformas ao nível do sector público do país. O desenvolvimento do sector público parte de uma visão holística em relação ao conceito de “boa gestão” que incorpora: i) a descentralização do poder na tomada de decisões e de gestão, ii) a profissionalização do sistema e dos seus funcionários, e iii) a transparência e a responsabilização na alocação e aplicação dos recursos disponíveis”.
No caminho para estes objectivos, o Programa de Actividades de 2013 propõe a introdução da planificação plurianual e a capacitação dos técnicos através dos módulos e do CD auto-instrucional POEMA.
Clique AQUI para fazer o download do Plano Estratégico da Educação (2012-2016)

Padrão de qualidade para materiais de capacitação

Documentos analíticos sobre a qualidade das capacitações realizadas em Moçambique ressaltam a falta de um padrão de qualidade didáctico, a não-orientação para um grupo-alvo específico, a fraqueza dos materiais de ensino e a não profissionalização dos capacitadores, muitas vezes funcionários técnicos sem qualificação específica na formação de adultos (consulte os documentos de avaliação do Plano Estratégico da Educação).
Os módulos de capacitação POEMA introduziram uma nova visão sobre o que é a “qualidade” didáctica de um material de formação, além de ter propiciado a formação de formadores que não só “repetem” o que aprenderam, mas são capazes de planificar, adaptar, e complementar o material POEMA de acordo com a situação que encontram no terreno.

Novos autores e novos módulos POEMA em 2013 e 2014

Para além da Formação de Formadores, realizada entre 2011 e 2012, num total de 120 horas em 3 semanas de trabalho, foi preciso em 2012 reflectir sobre como continuar a utilizar a metodologia didáctica POEMA para novos temas. Cada autor de um módulo deve ser capaz de compreender os princípios do Ciclo de Aprendizagem Vivencial, e utilizá-lo para definir as competências esperadas, para redigir os materiais de orientação, para criar os exercícios e garantir que, no final da formação, os participantes tenham vivenciado o tema a ponto de serem capazes de aplicar o que aprenderam numa situação pessoal ou profissional.

Várias instituições manifestaram interesse em desenvolver novos módulos POEMA em 2012. Para além do Ministério das Obras Públicas e Habitação (MOPH), que já coopera com o MINED desde 2009, solicitaram formação na autoria de novos módulos o Ministério das Finanças (MF), através do Programa Nacional de Planificação e Finanças Descentralizadas (PNPFD); o Ministério da Função Pública, através da Direcção de Gestão Estratégica de Recursos Humanos; o IFAPA Beira; o Departamento de Estatística do MINED; o Programa Descentralização da Cooperação Alemã (GIZ); e a Direcção do Ensino Primário do MINED que colabora com o Pro-Educação (GIZ) e a organização Progresso.

Para atender a esta demanda, e garantir que os novos módulos POEMA mantenham a sua qualidade, uma Formação de Autores POEMA teve lugar em Outubro, durante 4 dias. A formação foi realizada através de uma cooperação entre o MINED, o MOPH, o PNPFD e a GIZ. Neste momento, existem 7 grupos a trabalhar em novos módulos POEMA, com os seguintes temas:
  • A gestão das receitas distritais
  • O pagamento de salários
  • A execução de bens e serviços
  • Uso da estatística na tomada de decisões
  • A gestão da escola
  • A gestão de capacitações
  • Planificação e orçamentação distrital
  • Lançamentos 2013

Ministério da Planificação e Desenvolvimento

O MPD lançou um panfleto sobre a Gestão por Resultados, adoptando a metodologia POEMA. Nesta publicação, o MPD reforça os conceitos e materiais do módulo POEMA Planificação e Orçamentação, como por exemplo o método FOFA, utilizado para ligar a fase do diagnóstico da situação à fase da planificação. Clique aqui para aceder ao panfleto do MPD. Veja a notícia abaixo sobre o CD auto-instrucional e clique no link para ver a sessão de ensino sobre o método FOFA.

O CD auto-instrucional POEMA

Um dos grandes objectives na área da capacitação em gestão, fixado para 2012, foi a adaptação dos módulos de capacitação POEMA, já publicados, para o formato auto-instrucional, em CD. Conceptualizado para cobrir as necessidades de auto-capacitação dos técnicos que não têm oportunidade de participar numa formação facilitada por um formador profissional, o CD auto-instrucional POEMA  foi desenvolvido por uma equipa de autores em colaboração com especialistas em educação electrónica à distância.
O CD auto-instrucional POEMA foi elaborado e produzido em 2012, e está neste momento em processo de impressão e distribuição pelo Ministério da Educação, com uma previsão de lançamento para o mês de Março.
Espera-se que cada gestor do sector da Educação receba um CD, para guiá-lo nas acções de planificação, orçamentação, gestão do património, banco de dados dos recursos humanos, monitoria e avaliação, além de proporcionar conhecimentos básicos em informática.
O CD contém uma extensa biblioteca contendo leis, documentos, estudos e regulamentos relevantes para os gestores.

Para ver um exemplo de uma das sessões do CD POEMA, clique AQUI. Terá a oportunidade de navegar pela Sessão 3 do Módulo de Planificação e Orçamentação, que versa sobre a abordagem FOFA.

O módulo POEMA Documentos e Arquivos

Desenvolvido por uma equipa composta pela Direcção Provincial de Educação e Cultura de Manica, técnicos do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia do distrito de Mossurize e pelos técnicos do Pro-Educação (GIZ) o módulo Documentos e Arquivos está em fase de finalização. O tema dá prioridade à apresentação do Sistema Nacional de Arquivos do Estado, à gestão de correspondências, à organização dos processos individuais dos funcionários, e ensina a fazer pastas de arquivo com materiais locais. A versão a ser publicada recebeu revisão técnica do Centro de Documentação de Moçambique (CEDIMO), do Ministério da Função Pública.

O módulo POEMA Gestão de Empreitada

Desenvolvido pela equipa da Direcção Nacional de Edifícios do Ministério das Obras Públicas e Habitação, e certificado pelo Departamento de Construções Escolares e Equipamentos do MINED, o módulo Gestão de Empreitada já foi finalizado, e será impresso e distribuído no início de 2013. O módulo Gestão de Empreitada é o primeiro a ser oficialmente incluído no currículo regular do IFAPA (Centro), com uma carga horária de 30 horas. O módulo aborda todas as fases da gestão de empreitada de obras públicas, desde a concepção, contratação até a entrega, incluindo a contratação dos fiscais de obra. Com foco na capacitação dos técnicos do Governo Distrital, o módulo será complementado pelo tema Gestão de Infra-Estrutura, de um dia, para pontos focais de manutenção dos edifícios públicos.

Colaboração com o IFAPA Beira

A colaboração entre a equipa POEMA e o IFAPA Centro, localizado na cidade da Beira, já vem desde 2010, quando as primeiras versões dos módulos POEMA foram lá testadas com técnicos distritais. A colaboração agora está mais forte ainda.
A pedido da DPOPH de Sofala, o IFAPA-Beira procedeu ao processo de certificação do módulo POEMA Gestão de Empreitada. Depois de ter analisado os termos de referência e o próprio módulo, o IFAPA-Beira aprovou o módulo, que agora consta na lista oficial das formações modulares da instituição. A certificação do módulo permite que os participantes que completarem as 30 horas da formação recebam um certificado do IFAPA, e ganhem pontos para a progressão na carreira.
Formadores provinciais já haviam sido capacitados em Julho na temática e participarão no início de 2013 de uma formação psico-pedagógica para poder constar na lista dos formadores acreditados no IFAPA. As Direcções Provinciais das Obras Públicas já iniciaram as formações dos técnicos distritais dos Serviços Distritais de Planeamento e Infra-estrutura (SDPI), utilizando o módulo Gestão de Empreitada. O processo vai continuar em 2013 com a publicação do módulo.

Contribua com o blog POEMA

Tem também novidades que gostaria de compartilhar neste blog? Tem notícias sobre actividades que promovem a interligação entre os elementos do ciclo POEMA de gestão do sector público?


Envie as notícias por email para L_modulos_poema@mined.gov.mz!

Veja todas as fotos deste blogue