terça-feira, 19 de março de 2013

Gestão da Educação inserida na boa governação em geral

Olá a todos!
Nossa redatora, Valéria Salles, esteve de férias algumas semanas e volta agora à activa com boas notícias sobre o processo POEMA! Clique em "Ler Mais" para saber todas as novidades!


Uma das boas notícias é que o blog POEMA tem mais e mais seguidores. Se quiser receber uma notificação no seu email sobre uma nova postagem no blog, adicione o seu endereço electrónico na caixinha correspondente, na coluna direita desta página. Nos últimos doze meses, foram cerca de 1500 visitas ao blog POEMA. Um quarto destes visitantes retornou ao blog com frequência, buscando mais informações. Obrigada aos nosso leitores, que acompanham as notícias do blog.

O processo de gestão POEMA do Ministério da Educação promove no mês de Março a avaliação conjunta da implementação de seu Plano Estratégico no ano anterior (na linguagem da gestão, o ano n-1). A Reunião Anual de Revisão (RAR) reflecte sobre o passado, tira conclusões e alimenta o processo de planificação do ano n+1 que inicia por volta do mesmo período. 2012 foi o primeiro ano de implementação do novo Plano Estratégico da Educação (2012-2016). Esta RAR que acontece nos dias 21 e 22 de Março aprovará também a revisão técnica de alguns indicadores da Matriz Estratégica do Plano.

Na Sexta-Feira dia 22 de Março haverá, segundo a programação, o lançamento oficiaol do CD POEMA Auto-instrucional, contendo os materiais de auto-capacitação desenvolvidos para os gestores da Edeucação dos níveis descentralizados. O CD POEMA contém 5 cursos e equivale a 94 horas de formação em matérias específicas da gestão do sistema de administração da Educação em MOçambique.

Na mesma Sexta-Feira, haverá também o lançamento do novo portal electrónico do MINED. Estamos curiosíssimos! O que conterá este portal? Os módulos POEMA estarão à disposição online? Saberemos na Sexta-Feira.

Actividades 2013

Entre as muitas actividades previstas para 2013, destacaremos hoje as seguintes:

O Ministério das Obras Públicas e Habitação (MOPH) está na fase de testagem de mais um módulo POEMA, sobre Projectos e Manutenção. Além disso, iniciou a elaboração de mais um volume, sobre a Supervisão de Obras.


O IFAPA Beira, com o apoio técnico de Ulrike Christiansen, está a desenvolver o módulo POEMA Gestão da Qualidade das Formações, em cooperação com o Ministério da Função Pública.
O Programa Descentralização da Cooperação Alemã está a trabalhar com as Direcções Provinciais do Plano e Finanças de Manica e de Sofala para a adaptação do módulo de Planificação e Orçamentação, da Educação, para um módulo com o mesmo tema, mas que abranja todos os sectores da província e do distrito.

Um outro módulo POEMA que vai ajudar a gestão descentralizada está também em produção: Gestão das Receitas Distritais. Considerado um tema em que falta capacitação específica, este volume está sendo desenvolvido por uma equipa que muito tem a contribuir!

Muitas outras actividades estão a acontecer, mas vamos guardar as notícias para o próximo post!

Colabore com o blog: envie as notícias relativas a POEMA para L_modulos_poema@mined.gov.mz

Veja todas as fotos deste blogue