quarta-feira, 1 de maio de 2013

Actividades para alinhar POEMA em Sofala em 2013


Olá!

Continuamos a receber informações de actividades de alinhamento dos processos POEMA que estão a acontecer nas províncias. São muitas as actividades em 2013. Vejam só o que vai acontecer em Sofala...

Capacitação de técnicos de património da Província de Sofala no Módulo POEMA Gestão do Património. Esta é uma prioridade estabelecida pelo Sr. Ministro da Educação, Augusto Jone, para optimnizar o uso dos recursos do Estado. A manutenção é área de bastante relevância também para a gestão de risco de calamidades. A actividade será levada a cabo em parceria com a GIZ-Pro Educação e o IFAPA.

O Ministério da Função Pública está a capacitar os IFAPAs no tema de Monitoria e Avaliação, e escolheu os materiais POEMA para fazê-lo. A DPEC vai se juntar a este esforço e, em conjunto com a GIZ Pro-Educação, vai apoiar o IFAPA Beira a adaptar o material - com a ajuda do facilitador POEMA Armando Leio Macaza, que se especializa neste momento em Finanças da Educação na Universidade de Witwatersrand na África do Sul.

O mesmo processo está a acontecer com o módulo de Recursos Humanos, área identificada como prioritária em um levantamento pelo IFAPA nos distritos da província.

A DPEC está a colaborar com o IFAPA da Beira também na elaboração de um módulo POEMA sobre a Gestão de Capacitações. Os departamentos de Recursos Humanos da Educação devem cada vez mais assumir o papel de "gestor" de um plano de capacitações, definir critérios e controlar a qualidade das capacitações, e elaborar banco de dados das capacitações realizadas. Há muito que se discute que os resultados das muitas capacitações realizadas não são visíveis, especialmente porque "qualquer coisa" pode ser chamada de "capacitação". Esta situação está a mudar, com esta actividade inovadora em Sofala, que conta com o apoio da DRH do MINED em Maputo e do Ministério da Função Pública.

Neste âmbito da qualidade das capacitações, uma das principais realizações da DPEC Sofala, mais uma vez com o apoio da GIZ Pro-Educação, será a avaliação de todas as capacitações realizadas em 2012 e a monitoria das acções de capacitação em 2013. Os resultados serão utilizados no processo de planificação das acções de capacitação a serem integrados nos PdAs dos próximos anos. Estão também a ser envolvidos os IFPs na província, cujas capacitações que promove deveriam ser também monitoradas, avaliadas e as lições aprendidas usadas para um processo de gestão mais eficaz.

Tem mais informações? Envie para L_modulos_POEMA@mined.gov.mz

Veja todas as fotos deste blogue