terça-feira, 18 de junho de 2013

Sucesso na cooperação em POEMA entre o Ministério das Obras Públicas e o MINED

Olá a todos!

É com prazer que a equipa POEMA relata estas últimas notícias.

O Ministério das Obras Públicas e Habitação, na pessoa de Sua Excelência o Ministro Cadmiel Muthemba, lançou no último dia 14 de Junho o módulo POEMA Gestão de Empreitada.


Resultado de um acordo de cooperação assinado em 2011, o Ministério das Obras Públicas e Habitação adoptou a abordagem didáctica e o formato gráfico dos módulos POEMA desenvolvidos pelo MINED.

Depois de terem publicado em conjunto o módulo POEMA Gestão do Património (que pode ser obtido clicando neste link) a cooperação agora volta-se para os procedimentos de gestão de empreitada, desde a preparação do concurso de obras até os procedimentos para a entrega e controle da qualidade.

O módulo POEMA Gestão de Empreitada foi desenvolvido pelo MOPH, com uma revisão técnica pelo MINED, para que este possa também distribuir esta obra para os seus técnicos nas províncias e nos distritos, o que vai acontecer ainda em 2013.

O lançamento teve lugar no anfiteatro da Direcção Nacional de Águas, com a participação - além do Ministro das Obras Públicas e Habitação -, do Director Nacional de Edificios, Sr. Brito Soca, responsável pela publicação do módulo.

Estiveram também representados o MINED, através do seu Director de Planificação e Cooperação, Manuel Rego, do chefe das Construções Escolares Eugênio Maposse, do Engenheiro Rui Fonseca, além de outros colegas do sector da Educação.

Outros ministérios se fizeram representar, tais como o Ministério da Saúde - MISAU, o Ministério da Planificação e Desenvolvimento - MPD, entre outras instituições. Clique para ver o Programa do lançamento.

Na sua apresentação, o Director Brito Soca fez uma retrospectiva sobre a elaboração do Módulo POEMA Gestão de Empreitada, enquanto o Arquiteto Armando Paulino apresentou o próprio módulo de maneira mais detalhada. Para aceder à apresentação, pode clicar AQUI.

Para encerrar, o Ministro Muthemba fez um discurso realçando a importância do tema da gestão de empreitadas e do desenvolvimento deste tipo de material de capacitação profissional, no processo de descentralização. "É preciso formar os técnicos na base para melhorar a gestão de obras".

Em seguida, cada participante recebeu um exemplar do módulo Gestão de Empreitada, que o Sr. Ministro personalizou - assinando cada uma das cópias distribuídas.

O desenvolvimento do módulo POEMA Gestão de Empreitada teve o apoio técnico do Engenheiro Jean-Paul Vermeulen (Cooperação Alemã / GIZ).

Cerca de mais 100 exemplares do módulo serão distribuídas no Conselho Coordenador do MOPH,  que acontece nesta semana.



________________________________________________________________

O MOPH está a preparar mais 3 módulos POEMA:

  • Projecto de Obra
  • Manutenção de Edifícios
  • Supervisão de Obra

O novo módulo POEMA Projecto de Obra foi testado com técnicos distritais nos dias 28 e 29 de Maio em Manica. Sua edição já está em fase de finalização. A primeira formação de formadores terá lugar já em Julho.



A testagem dos materiais POEMA com os grupos-alvo específicos faz parte dos critérios de qualidade da metodologia POEMA. Segundo o Engenheiro Vermeulen, "este tipo de testagem é muito importante para verificar o tempo que se prevê para a capacitação, para cada sessão, e ainda as sequências de aprendizagem além de ser uma oportunidade para fazer uma última revisão dos conteúdos".

Parabéns a todos os que trabalham nos módulos POEMA para capacitação em gestão do sector público!

Veja todas as fotos deste blogue